#Pracegover Foto: na imagem há um homem e um painel
#Pracegover Foto: na imagem há um homem e um painel

Tubarão é uma cidade que se destaca em muitos pontos positivos em sua urbanidade. Características que contribuem para que anualmente receba pessoas de outras regiões, principalmente por ser um município voltado a atenção à saúde, ao possuir um grande hospital, inúmeras clínicas e um complexo médico, entre outros setores afins.

Neste contexto, profissionais qualificados e de destaque são os pilares desse reconhecimento, entre eles, o cirurgião oncológico do Provida, Dr. Cassiano Coral Accordi. Médico que neste fim de semana participou, entre outros grandes profissionais do país em medicina oncológica, como palestrante, do II Congresso do CEPON de Oncologia, em Florianópolis.

“É gratificante poder participar desse importante evento científico e repassar aos renomados nomes da medicina oncológica, assim também como dividir com colegas e o público em geral, estudos sobre a reconstrução minimamente invasiva pós gastrectomia por câncer gástrico”, destacou Dr. Cassiano.

Durante a explanação, o cirurgião ressaltou técnicas e atuais processos utilizados na gastrectomia total minimamente invasiva (videolaparoscopia) no módulo: esôfago e estômago. “As técnicas minimante invasivas tem sido fundamentais para o paciente. São menos agressivas, poupam tecidos e órgãos, com menor trauma cirúrgico, reduzem processos inflamatórios, apresenta menor área de cicatrização, menor tempo de internação, além de causar menos dor e ter uma recuperação pós-operatória mais rápida. Elas contribuem para que o paciente operado possa, conforme o caso clínico, voltar a suas atividades ou continuar seu tratamento oncológico o mais breve possível. Em casos em que o tumor afeta o estômago e é preciso realizar uma gastrectomia, consiste na retirada de uma parte ou da totalidade do órgão”, explica o cirurgião do Provida.

O II Congresso ocorreu, nos dias 29 e 30 de julho, promovido pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Ensino – CEPEN, no CentroSul, na capital catarinense, reunindo mais de 100 renomados palestrantes de todo o Brasil, entre eles o Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico-cirurgião de São Paulo, mas conhecido por ter operado o presidente Jair Bolsonaro, após o episódio da facada, durante a campanha para a Presidência da República de 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Cassiano Coral Accordi

Formado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, no RS. Fez residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre e residência em Cirurgia Oncológica pelo Hospital do Câncer A. C, Camargo, em São Paulo, SP. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), ESSO, AHPBA e capacitado para realizar cirurgias oncológicas minimamente invasiva videolaparoscopicas e certificado para realizar cirurgias robóticas. É Cirurgião Oncológico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Associação Congregação Santa Catarina), e cancerologista cirúrgico do Complexo Médico Provida, em Tubarão, SC.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Provida