Médico de Rio Fortuna é diagnosticado com coronavírus

O médico cirurgião plástico Alexandre Alberton, que atua na rede pública de saúde de Rio Fortuna e também na rede particular, foi diagnosticado com o novo coronavírus. O profissional contou por meio de suas redes sociais que testou positivo para a doença neste domingo (28). Ele apresentou sintomas leves.

Alberton atua também no Hospital de Rio Fortuna. Em sua página no Facebook pediu compreensão de seus pacientes e clientes neste período. “Hoje fui diagnosticado com Covid-19. Estou em isolamento domiciliar e apresentando sintomas leves. Peço a compreensão de todos, mas não poderei atender neste período. Espero que em breve eu vote a ativa”, escreveu em sua rede social.

Além do profissional de medicina, o prefeito de Rio Fortuna, Lindormar Balllmann, foi diagnosticado com coronavírus neste domingo. Pelas redes sociais, ele contou que por teste rápido o resultado foi positivo. O gestor também seguirá em isolamento domiciliar. O chefe do poder Executivo assegurou que está bem e que nos próximos dias, de acordo com as recomendações trabalhará de casa.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos das prefeituras, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral seguem com algumas restrições.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).