Médico alerta para Granuloma de Laringe pós-intubação

#Pracegover Foto: na imagem há um homem com roupa branca e sorrindo
#Pracegover Foto: na imagem há um homem com roupa branca e sorrindo

Quando o paciente passa por intubação hospitalar como no caso de uma internação em  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por complicações da Covid-19, não é raro ocorrer uma reação inflamatória na parte posterior da garganta, no membro curto laringe. Depois que o paciente recebe alta e traz queixa de incômodo para engolir, sensação de corpo estranho na garganta, pigarro, engasgos e até mesmo alteração na voz, esses são sinais de alerta que podem indicar um Granuloma de Laringe.

De origem benigna, ele deve ser tratado assim que diagnosticado. O otorrinolaringologista é o especialista que trata desta área específica da laringologia e fala. O diagnóstico é feito por meio de exame endoscópico no consultório no momento da consulta, de forma ágil e indolor. O laudo é emitido no momento do exame quando o profissional já conduz o tratamento. “Para os pacientes que apresentam esse tipo de lesão relacionada à intubação orotraqueal, ou seja, pela boca, costuma-se no primeiro momento reduzir o processo inflamatório. Alguns casos conduzimos para tratamento cirúrgico para retirada total da lesão”, ressalta Guilherme Kist, médico otorrino cooperado Unimed Tubarão.

Acentua o especialista que de apresentação rara, algumas lesões podem evoluir para tumores, mas em todos os casos, a parte retirada é enviada para biópsia. Segundo o médico, a cirurgia é de baixa complexidade, auxiliada por microscópio, utilizando instrumental cirúrgico específico e realizada no Hospital Socimed Unimed. “Se o paciente estiver bem de saúde geral, vai embora no mesmo dia, aumentando o conforto pós- operatório do paciente e da família”, pontua.

Ele relata que passou recentemente, como paciente, por cirurgia oncológica bem-sucedida no Hospital Unimed para tratamento de um câncer, mas já está de volta às suas atividades. “É preciso estarmos atentos aos sintomas do nosso corpo. Todo cuidado é pouco”, alerta.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unimed Tubarão