#Pracegover Foto: na imagem há duas mulheres de máscara e uma delas recebendo a vacina e a outra aplicando
#Pracegover Foto: na imagem há duas mulheres de máscara e uma delas recebendo a vacina e a outra aplicando

Em um momento marcante, foi imunizada a primeira pessoa em Jaguaruna contra o Coronavírus (Covid-19), na manhã desta quarta-feira (20). A aplicação ocorreu no Centro de Triagem em frente ao Hospital de Jaguaruna.

Fernanda da Silva Schmitz é médica e trabalha atualmente no Centro de Triagem especializado no combate à Covid-19. “Está sendo um privilégio participar desse momento histórico. É algo que a gente viveu ao longo desses últimos dez meses e que foi tão difícil pra todo mundo. Momento de preocupação com familiares e pacientes. Receber essa vacina hoje e saber que todos vão ter o mesmo privilégio, me deixa emocionada e grata,“ relata Fernanda.

Neste primeiro momento, estão sendo imunizados os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate à pandemia. “Foram recebidas 108 doses do Ministério da Saúde, uma quantia relativamente pequena. Vale ressaltar que a imunização se dá com duas doses da CoronaVac, com intervalo de 15 dias entre elas, sendo que nos foi assegurado essa mesma remessa para o seguimento da vacinação desses profissionais vacinados nesta primeira etapa. Dessa forma, iremos vacinar primeiro os trabalhadores da saúde, em atendimento direto com a Covid-19, conforme recomendação da secretaria estadual. Posteriormente, à medida que forem nos encaminhado mais doses, vamos dar sequência a imunização dos grupos subsequentes,” destaca a Secretária da Saúde, Sibele da Silveira.

É importante permanecer seguindo todas as orientações de prevenção ao Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento social e uso do álcool gel. Segundo Sibele, “deve-se manter todos os cuidados preventivos já conhecidos por todos, à fim de evitar a propagação do vírus”. A secretária também ressalta a importância da vacinação. “As pessoas devem procurar a vacina e, posteriormente, nós continuaremos incentivando a imunização”, afirma Sibele.

O município está seguindo todas as orientações conforme o calendário nacional de vacinação. Lembrando que a vacina é aplicada em duas doses, sendo que a segunda deverá ocorrer no intervalo de 15 dias, a partir da data da primeira aplicação.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul