Tubarão

O lançamento da campanha Mc Dia Feliz, uma ação do Instituto Ronald McDonald realizada todos os anos em agosto, ocorreu ontem. O evento será no dia 25 do próximo mês. Em Santa Catarina uma das instituições beneficiadas é a Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos). A Unisul é parceira há quatro anos da instituição e lidera o movimento na região de Tubarão.

No ano passado, na Amurel, foram vendidos quase três mil sanduíches Big Mac e a expectativa é que, neste ano, o número aumente. “Muitas das crianças atendidas no Hospital Joana de Gusmão são da região Sul, da nossa cidade. Então, empenhamos esforços para contribuir com esta causa que ajuda muitas pessoas”, relata o reitor da Unisul, Mauri Heerdt. Atualmente 1,5 mil crianças são atendidas pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, destas 11% do Sul do Estado.

Ao todo, a Avos recebeu 16 mil tickets de sanduíches Big Mac para serem vendidos. Todo o valor é revertido para contribuir com o hospital. Um dos trabalhos realizados pela unidade é a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, um local de acolhimento para as crianças com câncer e seus familiares. A Casa foi construída com recursos arrecadados na campanha. “Muitas vezes os pais chegam desesperados com a situação dos filhos, e na Casa encontram um local para ficar, totalmente gratuito e recheado de carinho. Muitas vezes as crianças não querem ir embora”, conta a fundadora, dona Maria Gertrudes da Luz Gomes.

Ação de mão dupla:

Além de comprar para consumo próprio, muitas pessoas adquirem tickets a mais para doar para outras pessoas que talvez nunca tenham tido a chance de consumir um produto da rede de lanches. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) vem realizando há alguns anos uma campanha com os tickets doados. A equipe do DCE promove um dia especial com crianças carentes de diversos locais da região. “Muitas crianças que participam da ação nunca viram um lanche do McDonald’s antes. Algumas comem apenas a metade para levar o outro pedaço para o irmão. Uns chegam a guardar a caixinha do lanche como recordação”, relata a presidente do DCE, Luzimary Della Justina Stange. Segundo ela, esta é uma forma de ajudar as crianças atendidas pelo hospital e também aqui na nossa região.

Como adquirir os tickets?

Algumas entidades da região já firmaram parceria com a Unisul para a venda dos tickets. Entre elas estão: Ajet, CDL Tubarão, Acit, Acref, Amurel, Maçonaria, Sindilojas Tubarão, Prefeitura de Tubarão, Rotary Club Tubarão Sul, Weber Empreendedorismo, Cetran e DCE. Em breve, novos locais de venda serão informados.

Onde serão utilizados os recursos

Neste ano, os valores que forem repassados para a Avos serão destinados para a compra de um aparelho de Ecocardiograma, para o Registro Hospitalar de Câncer e também para ajudar na construção do Espaço da Família, um local inovador para atender os familiares das crianças que estão sendo atendidas. O Espaço da Família fará parte do novo ambulatório do hospital, que também está sendo construído com recursos do Mc Dia Feliz.

A AVOS

A Avos foi fundada em 1975 e hoje é uma das principais instituições de voluntários do país. A associação conta com 100 voluntários e atua em todas as unidades do Hospital Infantil Joana de Gusmão e na Casa de Apoio Vovó Gertrudes.

A campanha

O Mc Dia Feliz é uma ação do Instituto Ronald McDonald que ocorre nos restaurantes do McDonald’s espalhados por diversos locais. No dia, toda a venda de sanduíches Big Mac é revertida para causas em apoio ao tratamento de crianças portadoras de câncer.