Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Uma massa de ar quente deixa o sábado com sol e poucas nuvens no estado. Mas, à tarde, a combinação de calor e umidade favorece chuva bem isolada, rápida e bastante mal distribuída em áreas do Litoral, Vale.

O amanhecer será com temperaturas amenas no estado, mínimas perto dos 10°C no Planalto Sul, 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, 16°C a 20°C nas demais áreas.

À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas se elevam, com máximas variando de 30°C a 37°C na porção oeste, 29°C a 33°C no Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, 27°C a 30°C nas demais áreas.

A umidade, à tarde, deverá ser baixa em áreas da porção oeste do estado. Ventos de quadrante leste no leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (20 a 35 km/h). Rajadas isoladas, principalmente no Litoral, até 45 km/h.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO
Atuação de uma frente fria oceânica combinada a uma baixa pressão no Paraguai favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir do final da madrugada na porção oeste e que se propagam entre a tarde/noite para as demais áreas do estado.

Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 12°C no Planalto Sul, 16°C a 21°C nas demais áreas.

À tarde, as temperaturas sobem no centro-leste, com máximas de 29°C a 35°C no Litoral, Vale, Planalto Norte, enquanto que nas demais áreas ficam mais amenas (22°C a 26°C).

Ventos de nordeste/noroeste passando para quadrante sul no estado ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade (20 a 40 km/h). Rajadas de ventos de moderada intensidade associadas aos temporais isolados.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na segunda-feira (16) uma frente fria oceânica combinada com o calor favorece a previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no estado. Na terça-feira (17) áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, entre a tarde/noite, em áreas do Meio Oeste ao Litoral.