É necessário ressaltar e evidenciar cada vez mais as medidas de prevenção com o retorno das atividades do comércio e das empresas. Desta maneira, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão produziram uma cartilha para as empresas com orientação e boas práticas contra a Covid-19.

O material denominado “Reabrindo com Segurança: práticas, exemplos e sugestões para empresas”, possui sugestões que estão sendo adotadas por empresas no Brasil e no mundo, sobre diversos aspectos em relação às medidas de prevenção e, também, como agir em caso de colaboradores positivados nas empresas.

Além deste manual, na próxima segunda-feira (3) será também divulgada uma nota técnica específica sobre a aferição de temperatura. “Podemos antecipar que a aferição será obrigatória em empresas que tenham cinco ou mais colaboradores, incluindo os proprietários. Então, será obrigatório medir a temperatura de todas as pessoas que circularem no ambiente”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.

Outro material que também será disponibilizado, principalmente para os estabelecimentos comerciais, é o manual do sistema de monitoramento de fluxo. Na próxima segunda-feira (3), também será lançada uma nota técnica com todas as orientações e esclarecimentos para implantação da ferramenta que deverá, obrigatoriamente, ser disponibilizada pelas empresas a seus clientes.

“O sistema deverá ser acessado na entrada e na saída, e a empresa tem que estar preparada para orientar seus clientes, por isso, esses materiais informativos vão conter todos os detalhes de como fazer o cadastro, imprimir o QRCode para que os estabelecimentos comerciais possam se preparar e aprendam a usar todas as ferramentas do sistema”, esclarece diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.

Ação conjunta – Todas as medidas adotadas pela prefeitura para conter a disseminação do novo coronavírus são sugestões apresentadas ao prefeito pelas entidades empresariais, como forma de promover o retorno seguro das atividades econômicas. “Estamos colocando em prática diversas medidas para promover a prevenção e garantir a segurança dos cidadãos, para que assim as atividades econômicas voltem a atuar no município. Dessa forma, esperamos que as empresas possam contribuir também e fazer a sua parte para que juntos possamos diminuir a propagação da doença”, reforça o prefeito Joares Ponticelli.

O manual “Reabrindo com Segurança: práticas, exemplos e sugestões para empresas” e o material explicativo do sistema de monitoramento estão disponíveis no site da prefeitura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Foto: Jefferson Botega