Manifestação contra pedágios na ponte Anita Garibaldi tem pouca adesão neste sábado

Laguna

No local seria disponibilizado um abaixo-assinado, que pretende coletar 100 mil assinaturas, contra os postos de cobrança de pedágio. O deputado Felipe Estevão (PSL), líder da manifestação, esteve no local.

Governo Federal garante edital da BR-101 do trecho Sul

A pressão de parlamentares estaduais e federais, alguns do partido do presidente, para mudança no edital de concessão da BR-101, no trecho sul de Santa Catarina, parece não ter tido força para alterar as intenções do Governo Federal.

Porém, o movimento levou o Ministério de Infraestrutura a se manifestar oficialmente nesta sexta-feira (18). O órgão afirmou que o cronograma previsto para a licitação está mantido, assim como as quatro praças de pedágio.

O trecho a ser concessionado fica entre as cidades Paulo Lopes e São João do Sul. Os deputados e senadores questionam a quantidade de pedágios. No texto já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) são previstas a implantação de mais quatro praças de cobrança nas divisas de

Laguna e Imbituba, Tubarão e Jaguaruna, Araranguá e Maracajá, e São João do Sul e Passo de Torres. Inicialmente, a cobrança está prevista para R$ 4,42 – R$ 1,72 mais caro que o preço cobrado na praça de Palhoça, na Grande Florianópolis. O valor referencial para o leilão é de R$ 5,19, e vence quem ofertar menor preço.
Depois de uma reunião no começo da semana com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os parlamentares saíram do encontro com discurso otimista. O deputado estadual Volnei Webber (MDB), um dos mais ativos na luta contra a implantação de quatro praças, chegou a divulgar que os pedágios estavam suspensos. Contudo, o ministério afirma que a publicação do edital ocorrerá em novembro.

“A pasta está aberta ao diálogo e deve continuar se reunindo com parlamentares e representantes da sociedade civil de Santa Catarina para receber demandas, sugestões e apresentar o rol de investimentos de R$ 2,9 bilhões que devem ser feitos na rodovia”, disse o órgão em nota.

Além disso, o ministério afirmou que a definição do modelo foi avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e é resultado de estudos aprofundados que consideraram contribuições recebidas em uma série de audiências públicas realizadas no Estado. O modelo de leilão prevê o vencedor que oferecer menor tarifa: “em razão da alta atratividade da região, é esperado um deságio do valor referencial”.