Imbituba

Os problemas em relação à telefonia e à falta de disponibilidade do serviço de internet banda larga em vários bairros de Imbituba pautaram mais um audiência pública na câmara de vereadores.
A coordenadora do órgão municipal, Suelen Garcia, atentou que de todas as reclamações recebidas pelo Procon, 45% é sobre telefonia, e deste número 40% é referente à empresa Oi. “De janeiro a julho, foram 60 reclamações e 75% delas é sobre cobrança indevida por parte da operadora”, revelou Suelen.

A falta de telefone fixo e de serviços de internet em algumas regiões da cidade, o executivo de relações institucionais da Oi em Santa Catarina, Gonzalo Charlier Pereira, afirmou que todas as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são cumpridas.

Segundo as regras da agência, o telefone público é disponibilizado em comunidades com número mínimo de 100 pessoas. O fixo só é ofertado em localidades com mais de 300 habitantes.
Já quanto à falta de internet banda larga em algumas regiões, o representante da Oi informa que não há obrigatoriedade de fornecimento do serviço para toda a cidade. Segundo ele, a distância de algumas localidades torna o fornecimento inviável.

“Quanto mais longe do ponto de fornecimento, mais lenta (a internet) fica e mais cara torna-se, e nem sempre onde há telefone fixo há internet banda larga, porque são tecnologias diferentes”, explicou Gonzalo.
Entretanto, a empresa pode realizar o atendimento por demanda. Se houver o pedido, a operadora informará o custo para a instalação na área solicitada.

Telefones públicos
Conforme dados da única operadora de telefone e internet em Imbituba, a cidade possui, atualmente, 321 telefones públicos instalados. Contudo, a maior reclamação da população é encontrar algum aparelho que funcione.
O executivo de relações institucionais da Oi em Santa Catarina, Gonzalo Charlier Pereira, diz que 90% dos que estão com defeito são por atos de vandalismo. Contudo, não ficou claro se a empresa promoverá um mutirão para revisar todos os aparelhos e deixá-los funcionando.