A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Braço do Norte (Funbama) recolheu na manhã deste sábado (13) mais de meia tonelada de eletroeletrônicos. A ação, realizada em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a prefeitura, faz parte da Quarta Semana do Meio Ambiente.

A finalidade foi recolher os resíduos eletroeletrônicos que não têm mais utilidade na forma que se encontram. Conforme o presidente da Fundação, Robson Fabichaki, os eletroeletrônicos não são descartados na coleta convencional ou na seletiva, pois apresentam grande complexidade de separação e reciclagem. Este trabalho deve ser feito através de uma empresa especializada, já que os metais pesados presentes são prejudiciais à saúde humana e contaminam o solo e os recursos hídricos.

Por isso é tão importante o correto descarte. Para se ter uma ideia, uma TV ou monitor mais antigo podem ter 1,4 quilo de chumbo, metal pesado que pode causar danos ao sistema nervoso e reprodutivo humano.

A parceria entre a Funbama e a empresa que fez o recolhimento e a separação dos componentes dos eletroeletrônicos, TFSul Tecnologia Reversa, ocorre desde 2018. “A empresa oferece um bom trabalho e temos a segurança na reciclagem e no correto destino destes materiais”, finaliza Robson.