#Pracegover Foto: na imagem há uma mão com luvas, uma seringa e agulha
#Pracegover Foto: na imagem há uma mão com luvas, uma seringa e agulha

Mais uma fase da vacinação contra a Covid-19 aconteceu no último sábado (3). Desta vez, a população geral de 40 anos ou mais pode se vacinar, e as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante no dia 10 de abril puderam receber a segunda dose, possibilitando assim, que este grupo completasse o esquema vacinal.

No total, foram imunizadas com a primeira dose 733 pessoas, número que se encontrou dentro da expectativa prevista para a data. Já no grupo que recebeu a segunda dose, 903 pessoas foram vacinas, havendo assim uma evasão de 19% deste público (196), em comparação com o quantitativo aplicado na primeira dose. “Esta evasão pode se justificar pelo período de inverno, onde é normal que as pessoas fiquem doentes e desenvolvem os sintomas da Covid-19, então aconselhável aguardar que este período passe para só então vir a receber a segunda dose do imunizante”, explica a coordenadora de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Shaiane Salvador. “Outras situações da abstenção seria internações ou até mesmo óbito e eventuais intercorrências pessoais. Como é intervalo é longo, situações de esquecimento podem acontecer”, destaca Shaiane.

Vale ressaltar, que é de extrema importância que todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina compareçam para fazer a aplicação da segunda dose, para que a imunização esteja completa. O município, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, realiza uma busca ativa das pessoas deste grupo, mas é de extrema importância que a população cheque o cartão comprovante de vacinação a fim de verificar a data da segunda dose, e caso necessário, compareça na sala de vacina na Policlínica Central.

Neste mês serão realizadas ainda quatro ações de vacinação de segunda dose contra a Covid-19.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul