Trechos da BR-101 entre Jaguaruna e Tubarão foram liberados.
Trechos da BR-101 entre Jaguaruna e Tubarão foram liberados.

Tubarão

As obras de duplicação da BR-101 avançaram no lote 26, entre Tubarão e Sangão, de responsabilidade da construtora Triunfo. Esta semana, mais 4,5 quilômetros de estrada foram liberadas. O trecho fica entre o bairro São Cristovão, em Tubarão até depois da ponte do rio Cubículo, no limite com o município de Jaguaruna.

Conforme o Notisul, divulgou na última terça-feira, até o mês passado, cerca de 21 quilômetros foram duplicados no lote 26. Apenas 500 metros foram liberados em março.
Para terminar as pistas de duplicação do lote – sem incluir as obras-de-artes -, faltam 3,6 quilômetros. O prazo para o término é dezembro deste ano.

Entre estes 4,5 quilômetros, estão alocadas duas obras-de-arte especiais: a ponte sobre o rio Cubículo e a futura passagem inferior de acesso a Treze de Maio. Além de pistas para retorno e o local do futuro posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Atenção para novo desvio
Os motoristas que trafegam pela BR-101 precisam estar atentos ao novo desvio, em Treze de Maio. Próximo ao local, são feitas as escavações do vão inferior da passagem inferior de acesso ao município.

Falta a licitação de obras de arte

Mesmo com a boa notícia da liberação de 4,5 quilômetros no Morro do Formigão, a estimativa para o término da duplicação da BR-101 é somente para daqui a três anos. Contudo, como alguns lotes ainda não foram licitados, não há como ser otimista.

Ainda segue indefinida a licitação para a execução das pistas complementares à nova ponte sobre o canal de laranjeiras na comunidade de Cabeçudas, em Laguna. A abertura dos envelopes com as propostas já foi marcada. Já o edital para a supervisão de obras foi revogado. A comissão de licitação aceitou a argumentação da Associação Brasileira de Empresas de Consultoria de Infraestrutura em Transportes (ABCTrans). A entidade sustentava que o teor do processo previa três tipos diferentes de serviço: a supervisão da construção do túnel, a operação provisória, a supervisão da construção da ponte e acessos. A ABCTrans considerou que não é possível uma única empresa ser responsável pelos três serviços simultaneamente.

O edital de licitação para a execução do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, foi considerada fracassada e provavelmente levará meses até que uma nova seja lançada. Ainda há chances de a decisão ser revista, contudo, dependerá se as concorrentes entrarem com um recurso até a próxima quarta-feira.