#Pracegover Foto: na imagem há uma aeronave, uma pessoa e caixas
#Pracegover Foto: na imagem há uma aeronave, uma pessoa e caixas

Santa Catarina recebeu neste sábado (20), 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19, 5.750 AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil Coronavac/Butantan. As doses chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, às 8h20, e seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), em São José.

A distribuição dessas doses para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina ocorrerá nesta  segunda-feira (22). As 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

O Ministério da Saúde (MS), pontua que essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas (3 meses), o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil, serão destinadas integralmente para dar continuidade à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da Dose 1 (D1).

“O Ministério da Saúde garantiu que vai mandar uma nova remessa da vacina Coronavac em um prazo de 2 a 4 semanas, que é intervalo adequado entre a aplicação da Dose 1 e Dose 2, para que o esquema vacinal seja finalizado. Por esse motivo, recomendou que o estado faça a distribuição de todas as doses recebidas neste sábado para acelerar a vacinação dos grupos prioritários.”, esclarece João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul