Mais 13 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus em Imbituba, nesta terça-feira (16). A cidade soma 212 infectados pela doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os 13 novos pacientes estão estáveis. Eles são acompanhados por uma equipe de vigilância epidemiológica.

Destes 12, dez são servidores da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que contraíram a doença por transmissão comunitária (8 do Social e 2 do Conselho Tutelar). Outros dois, também confirmados por teste rápido, são pacientes que tiveram contato com pessoas anteriormente positivadas pela Covid-19. Uma pessoa está internada no Hospital São Camilo.

Na cidade portuária há 1358 casos descartados, 24 casos suspeitos, 47 recuperados e 165 pessoas em tratamento. Em Santa Catarina há 14.402 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 12.212 já estão recuperados e 1.978 permanecem em acompanhamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.