#Pracegover Na foto, mãe ursa ao lado do filhote morto
Foto: Parque Nacional de Yosemite, Califórnia (EUA)/ Divulgação

Um funcionário do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), presenciou uma mãe ursa lamentando a morte de seu filhote logo após ser atropelado por um carro. A história foi contada nas redes sociais do parque como um relato sobre a “dolorosa realidade do trabalho” e mostrada ao mundo pelo site Go Outside.

Na publicação, o guarda relatou que no dia 16 de julho a equipe foi ao local do acidente e encontrou o pequeno filhote de urso pardo morto. Os funcionários pegaram o ursinho e o colocaram em lugar na floresta para deixá-lo ‘descansar’.

“O mínimo que posso fazer é encontrar um lugar agradável para ele ser colocado. Deitei ele na grama protegida por uma das árvores próximas e me senti no tronco em frente a ele, um pouco aliviado por parecer um lugar muito mais certo agora do que quando o encontrei antes”, escreveu o funcionário do parque no post.

O guarda contou que enquanto colocavam o filhote no local, os funcionários ouviram um barulho na floresta e reconheceram que era a mãe emitindo sons à procura de seu filhote e foi um dos piores momentos de sua vida. “Meu coração afunda. Já se passaram quase seis horas e ela ainda não desistiu do filhote (…) estou aqui, entre uma mãe de luto e seu filho. Me sinto como um monstro”, escreveu.

O guarda então saiu de perto do pequeno filhote de urso atropelado e o deixou com a mãe. Ele fez um registro do momento e publicou nas redes sociais como alerta sobre os atropelamentos de animais no parque.

De acordo com o guarda, são informados inúmeros atropelamentos todos os anos, mas “as estatísticas não mostram a dor que aqueles seres sentem”. Conforme o Keep Bears Wild, grupo sem fins lucrativos de proteção da vida selvagem, entre 1995 e 2020, houve mais de 400 colisões entre veículos e ursos.

“Lembre-se de que, ao viajar por Yosemite, somos todos apenas visitantes na casa de incontáveis ​​animais e cabe a nós seguir as regras que os protegem. Dirija no limite de velocidade e em alerta e tome cuidado com a vida selvagem. Proteger os ursos de Yosemite é algo que todos nós podemos fazer”, finalizou o post que comoveu os internautas.