Em São Joaquim, a paisagem ficou exuberante por conta de uma considerável camada de gelo que recobriu os campos de baixadas. Crédito: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

O ar frio de origem polar fez a temperatura baixar na serra de Santa Catarina nesta quinta-feira (9). O dia amanheceu mais uma vez gelado com geada forte na serra catarinense. Várias áreas registraram temperaturas abaixo de 0ºC. De acordo com dados da Epagri-Ciram, órgão do governo do estado de Santa Catarina, em Urupema, fez -3.3ºC, em Fraiburgo -1.9°C e em Ponte Alta, fez -0,3ºC. Em São Joaquim, -2,2ºC.

O frio intenso na parte mais elevada da serra catarinense permitiu a formação de geada forte. Em São Joaquim, a paisagem ficou exuberante por conta de uma considerável camada de gelo que recobriu os campos de baixadas, em especial a região de vale conhecida como Caminhos da Neve onde o espetáculo branco do frio lembrou bem as paisagens de inverno na região mais gélida do Brasil.

O gelo também recobriu os carros e deixou as roupas congeladas ao ar livre.

Paraná registra temperatura abaixo de 0ºC
O vento gelado também chegou ao Paraná. O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, registrou temperatura de -0,1ºC em General Carneiro.

Na sexta-feira, o ar frio de origem polar ainda será sentido em vários municípios do Sul do Brasil, deixando a noite e o amanhecer frios. Mas com o sol forte desde cedo, a temperatura sobe no decorrer do dia. O ar vai secar bastante e os níveis de umidade do ar ficam abaixo dos 30% no noroeste gaúcho, oeste de de Santa Catarina e do Paraná.

Fonte: Climatempo