A atriz Sônia Guedes morreu na noite desta segunda-feira (03), aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. Conhecida por trabalhos na TV, teatro e cinema, Sônia recebeu homenagens de famosos após seu falecimento.

Em sua página do Instagram, Tuca Andrada escreveu: “Querida Sônia, boa viagem. Um beijo, estrela”. A atriz Tania Bondezan disse: “Sônia Guedes nos deixou, grande atriz, amiga querida”.

Sônia nasceu em Paranapiacaba, distrito de Santo André, em 1932. A atriz se formou em Artes Cênicas em 1967 e em canto e piano pelo Conservatório Musical da cidade.

Sônia atuou em grandes produções como Malu Mulher, de 1979, quando interpretou a mãe da personagem principal, imortalizada por Regina Duarte. Outros sucessos das telinhas que tiveram sua presença foram Barriga de Aluguel, de 1990, e Mulheres Apaixonadas, de 2003.

A última aparição na TV havia sido em Chiquititas, em 2013. Sua carreira teve mais de 50 anos e o primeiro trabalho na televisão foi em Vila Sésamo, na Globo, em 1972.

Trajetória premiada 

Em sua carreira, Sônia acumula pelo menos 11 prêmios. Entre eles, o de melhor atriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro e também no Festival de Abhu Dhabi, ambos conquistados 2012 graças ao graças ao filme Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2011). O longa foi dirigido por Júlia Murat e tem Luiz Serra, Lisa Fávero e Ricardo Merkin no elenco.

Na televisão, a trajetória da artista acumula passagens pela Globo, Record e SBT. Na sequência, atuou em Razão de Viver (1983), no SBT, e voltou para a Globo em Barriga de Aluguel (1990), Coração de Estudante (2002) e Mulheres Apaixonadas (2003). No meio do caminho, integrou o elenco de Vidas Cruzadas (2000), na Record. Em Esmeralda (2004), já no retorno para a emissora de Silvio Santos, ela viveu a babá Margarida. 

Seu último trabalho na televisão foi em Chiquititas (2013). O ator Odilon Wagner lamentou a partida da amiga, que classificou como uma das maiores atrizes brasileiras, com postagem no Instagram. “Um talento fenomenal que dignificou nossa profissão como poucos. Minha querida Sonia Guedes. Que os anjos e arcanjos te recebam nos palcos que virão. Obrigado pelo aprendizado”, escreveu o ator.