Brasília (DF)

Com atraso provocado pelo mau tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Antártida no fim da manhã de ontem e visitou o navio oceanográfico Ary Rongel. Com 75,2 metros de comprimento, o navio realiza pesquisas científicas e coleta dados para apoio à previsão meteorológica. Segundo a Marinha, também apóia logisticamente a Estação Antártica Comandante Ferraz e acampamentos utilizados pelo programa brasileiro.

Do navio, o presidente e a comitiva seguiram para a Estação Antártica Comandante Ferraz, onde estava prevista uma cerimônia de comemoração do 25º aniversário da primeira expedição brasileira à Antártica.

A chegada prevista em Brasília é para esta madrugada, pois o presidente tem compromissos marcados para a manhã de hoje. Na pauta, uma reunião de coordenação política, às 9h30min. Às 12 horas, Lula recebe o ministro de relações exteriores da Índia, Pranab Mukherjee, e às 15 horas lança a Timemania, nova loteria da Caixa Econômica Federal. Caso não haja atrasos na viajem de retorno, os compromissos serão mantidos.