Tubarão

Em ambientes domésticos ou em restaurantes, é cada vez mais comum ver homens envolvidos pelo universo da gastronomia. Seja para organizar refeições à família, para fazer aquela comida de boteco e receber os amigos em casa ou ainda assinar o comando das mais finas cozinhas, os homens têm alcançado esse espaço, para criar e agradar os paladares mais variados.

Nos últimos anos, a maioria dos homens ‘descobriram ser entusiastas da culinária. Volta e meia, lá estamos nós de avental, a faca em riste, prontos para descascar uma cebola, picar couve e fritar um bife, por exemplo. Tudo isso, dependendo do cardápio. Cozinhar para muitos, virou um vício. No próximo dia 29, às 20h, no Espaço Versalles, em Tubarão, ocorre a 13ª edição do ‘Lugar de Homem é na Cozinha’.

Idealizado pelo Notisul em 2008, o evento gastronômico é um sucesso na região desde o seu início. Mais uma vez, o evento está sob organização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Toda a quantia arrecadada será revertida à entidade. Diferente das edições anteriores, agora 14 empresas ou lideranças convidadas (Loja Maçônica União e Progresso, Ford, Weber Empreendimentos, Prolincon, Acit, Prefeitura, CDL, Copagro, FTC, Engie, Unimed, Casa da Dinda, Eraldo Construções e Unisul), ficam responsáveis por uma cozinha e servem até 35 pessoas cada. Os ingressos podem ser adquiridos por meio deles no valor de R$100.

A expectativa, como nos anos anteriores, é arrecadar cerca de R$ 45 mil. Uma refeição saborosa com tempero de solidariedade. Os ingredientes são fornecidos pelas entidades parceiras, que também cozinham.

Além de tratamento, a Apae proporciona a inclusão do deficiente na sociedade, contribuindo para uma mudança de visão sobre as diferenças. Em Tubarão desde 25 de julho de 1966, a Escola Especial Ciranda da Esperança, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), hoje, atende diretamente 450 alunos e mais de mil pessoas de forma indireta.