Tubarão

O evento gastronômico mais prestigiado da região, Lugar de Homem é na Cozinha, idealizado pelo Notisul em 2008 e organizado atualmente pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tubarão (desde 2012), chega a 12ª edição. É nesta quinta-feira (23), à noite que cozinheiros amadores que representam várias empresas e entidades da região transformam-se em chefs.

O Espaço Versalles, na Cidade Azul, recebe o evento. A expectativa é de casa cheia para acompanhar e degustar o vasto cardápio. Toda a quantia arrecadada será revertida à Apae. Os responsáveis pelos pratos representam 13 empresas ou lideranças locais e servirão até 35 pessoas cada. Os chefs fornecem todos os ingredientes. Como a solidariedade na região é marcante, a escolha é feita em forma de revezamento, uma vez que o espaço é limitado.

De acordo com a diretora pedagógica da Apae, Sulami Stüpp, os ingressos foram vendidos nas empresas parceiras do evento: Unimed, Vendelar, Engie, CDL de Tubarão, Prolincon, Unisul, Prefeitura de Tubarão, Acit, Weber Empreendimentos, Copagro, Ferrovia Tereza Cristina, Florisa e Casa da Dinda. O montante deverá ser investido em melhorias em seu espaço físico, na realização de pagamento de contas e também dos salários dos funcionários.

Além de tratamento, a Apae proporciona a inclusão do deficiente na sociedade, contribuindo para uma mudança de visão sobre as diferenças. Em Tubarão desde 25 de julho de 1966, a Escola Especial Ciranda da Esperança, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), completou recentemente 52 anos de conquistas, e de novos desafios. Hoje, atende diretamente 410 alunos e mais de mil pessoas de forma indireta.