#Pracegover Foto: na imagem há a figura de uma mulher
#Pracegover Foto: na imagem há a figura de uma mulher

O ano de 2021 será marcado pelas comemorações do bicentenário de Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, como ficou internacionalmente conhecida. Sua participação em importantes episódios da história mundial será lembrada em diversas cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino.

Em Tubarão, as festividades coordenadas pela Fundação Municipal de Cultura, iniciadas em maio, terão continuidade neste mês de junho. Nesta sexta-feira (4), a programação prevê a apresentação do longa-metragem “Anita Garibaldi”. Produzido pelo cineasta Rolando Christian Coelho, o filme, com cerca de 1 hora e 42 minutos de duração, conta a história dos primeiros anos de vida da heroína catarinense.

O longa, que é ambientado na transição do Brasil Colônia para o Brasil Império, foi rodado no Sul de Santa Catarina e também na serra gaúcha. A história mostra como uma menina crescida no interior de Laguna (SC), em meio a uma família rural, se transformou em uma heroína conhecida em todo o mundo Ocidental. Neste sentido, Anita deixa de ser apenas um filme e se coloca como um documento histórico de valor universal, já que seu roteiro foi baseado integralmente em fatos reais. A programação em comemoração do bicentenário será encerrada no dia 30 de agosto, com o cerimonial comemorativo ao aniversário de nascimento da heroína Anita Garibaldi, às 10 horas, no Paço Municipal de Tubarão.