Wagner da Silva*
São Ludgero

O comércio varejista tem grande importância na economia do Brasil, mas é difícil encontrar livros da área de custos voltados ao contexto nacional desse tipo de empresa. A maioria das obras nacionais prioriza a gestão de custos no ambiente fabril e o segmento varejista aparece somente em exemplos adicionais ou capítulos.

Mas agora, uma obra focada no segmento varejista acaba de ganhar as prateleiras das livrarias do país. Assinado pelo escritor e contador Rodney Wernke, o livro Gestão de custos no comércio varejista aborda os principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis à gestão de custos e preços de venda no varejo.

Em linguagem acessível, traz diversos exemplos numéricos, estudos de casos, exercícios de fixação, modelos de planilhas para aplicação prática do conteúdo e textos complementares que permitem fácil compreensão das metodologias gerenciais abordadas na obra.

Este é o quinto livro do autor, que já possui a marca de mais de 20 mil exemplares vendidos no país. O material é inédito na literatura nacional. “Esta obra tem o diferencial de explanar um assunto com pouco conteúdo no Brasil. A leitura é recomenda para lojistas, gerentes, administradores e estudantes de áreas ligadas ao varejo”, indica Wernke.

O livro custa R$ 59,00 no site da editora (www.jurua.com.br), mas um acordo com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) de Braço do Norte e São Ludgero garante um desconto para os interessados.

* Do Jornal No Ponto, de Braço do Norte, especial para o Notisul.

Sobre o autor
Rodney Wernke é doutor em engenharia de produção e sistemas/UFSC; mestre em engenharia de produção e sistemas/UFSC; contador com especialização em gerência de custos/Unisul; especialização em contabilidade gerencial/Unisul. Publicou os livros Custos da qualidade (CRC-RS), Gestão de custos: uma abordagem prática, Análise de custos e preços de venda e Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais.

Possui mais de 130 artigos científicos publicados em revistas e congressos da área de custos e contabilidade gerencial. Atua como consultor de custos/finanças, professor em cursos de graduação e pós-graduação, avaliador de artigos submetidos a congressos e revistas científicas na área de custos e finanças.