Na segunda-feira de Carnaval, o comércio de Tubarão ficará fechado.
Na segunda-feira de Carnaval, o comércio de Tubarão ficará fechado.

Zahyra Mattar*
Tubarão

Após muito vai e vem, o horário do comércio de Tubarão para o Carnaval está definido. E, ao que tudo indica, não haverá nova modificação. Ontem à tarde, a diretoria do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) circulou um comunicado onde anuncia que o ponto facultativo definido para a segunda-feira de Momo foi modificado.

O grupo optou por estabelecer o fechamento do comércio neste dia, para que os trabalhadores possam descansar. Para a terça-feira, a maioria, em assembleia, optou pela abertura das lojas no horário normal. Contudo, não existe lei que proíba, por exemplo, um lojista de abrir seu estabelecimento quando quiser.
Desde que os encargos ao trabalhador sejam quitados, o empresário tem a liberdade de escolher. Neste ano, a tendência é que haja melhor entendimento entre os patrões e os funcionários, representados pelo Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região.

Ainda que a luta seja para não abrir também na terça-feira de Carnaval, o fato de pelo menos deixar a escolha livre ameniza a situação delicada em que vivem as duas entidades. Com isso, muitas lojas já trataram de avisar os seus clientes se funcionarão ou não nos dois dias úteis de folia. O Carnaval, ainda que seja uma festa popular, não é um feriado reconhecido no calendário nacional.

* Com informações da repórter Karen Novochadlo.