#Pracegover Foto: Na imagem há um lobo-marinho morto na praia em Laguna
#Pracegover Foto: Na imagem há um lobo-marinho morto na praia em Laguna

Um lobo-marinho-do-Sul, foi encontrado morto, na Praia do Gi, em Laguna. Ele foi avistado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal teve traumatismo craniano forte. O fato foi divulgado nesta quarta-feira (23).

A médica veterinária Nicole Nigro, explicou que o animal marinho possuía além de uma fratura no crânio, hemorragia intracraniana com formação de hematomas e dilaceração da massa encefálica. Não se sabe o que lesionou o lobo, no entanto, há suspeita de ter sido um acidente de colisão ou que o animal tenha recebido um forte golpe na cabeça. Algumas ocorrências semelhantes a esta, foram recebidas pelo projeto nos últimos cinco anos.

O lobo-marinho-de-sul é um mamífero que também pertence à família Otariidae, e possui distribuição geográfica no continente sul-americano desde o Rio de Janeiro, no Oceano Atlântico, até a Península de Paracas (Peru), no oceano Pacífico. Ocorre também nas Ilhas Malvinas. A população mundial dessa espécie é estimada entre 350 e 400 mil exemplares, considerada de baixo risco de extinção. Este é o pinípede mais abundante no litoral do Rio Grande do Sul, podendo ser visto frequentemente nas praias da região sul descansando.

O seu corpo, assim como todas espécies de lobo marinho, é mais delgado comparado ao leão marinho, possuindo focinho fino e alongado e duas camadas de pelo variando de cor preta e marrom (adultos) e cinza prateado (filhotes) e ventre com coloração mais clara: a primeira camada é curta, fina e clara, e a segunda possui pelos escuros e grossos. Indivíduos fêmeas desta espécie vivem de 23 a 30 anos, enquanto que os machos podem viver de 15 a 20 anos.

A fêmea adulta pode chegar ao comprimento máximo de 1,40m e pesar em torno de 50 quilos, atingindo maturidade sexual entre 2 e 4 anos, enquanto que os machos adultos chegam a 2 m, pesando até 160 quilos e atingem maturidade sexual entre 5 e 6 anos. Já os filhotes ao nascerem medem cerca de 60 centímetros e pesam 4 quilos, passando os primeiros 8 a 12 meses junto a mãe amamentando.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul