Zahyra Mattar
Tubarão

Maria Julia Souza Rucinski tem 9 anos e está na 4ª série do ensino fundamental. Mas Maju, como os amigos a chamam, não é aquela garotinha “normal”. Ela é modelo de passarela e fotográfico, escritora, criança, filha, estudante, cantora…
Isso mesmo! Maria Julia é uma destas crianças prodígios que aparecem para nos encantar, nós sim, meros mortais. Ainda que tenham mil Marias Julias dentro da Maria Julia, ela é uma criança e gosta de ser assim, pelo menos por enquanto. “Você tem tempo de brincar com tantas atividades assim Julia?”. “Ô! É o que mais faço”, dispara, com a resposta na ponta de língua.

Uma princesa tanto na beleza quanto na educação, Maria Julia é super articulada e adora ler. E foi justamente por conta deste hábito incentivado até hoje pelos pais Ruzielde e João Henrique Rucinski que Maju começou a escrever os próprios livros.
São 20 títulos até hoje. A maioria foi feita de forma artesanal: em folhas de papel dobradas e coloridas por ela mesma. Outros foram feitos no computador. “Fico pouco no PC. Gosto é de ler e por isso tenho facilidade de escrever sobre qualquer assunto”, detalha Maria Julia.

Agora, ela prepara-se para publicar o seu primeiro livro. Cinderela Moderninha conta a clássica história da Gata Borralheira, mas em versão atual. “Minha Cinderela perde o celular e anda de limousine. Nem poderia ser diferente”, considera Maju.
A mãe dela agora busca por uma editora para publicar o livro da filha, que quando crescer não sabe como fará para conciliar a carreira de modelo com a de médica e escritora. “Sou suspeita para falar (risos). Maria Julia é nosso orgulho. Investir no livro dela não é um gasto, e sim um ótimo investimento”, desmancha-se Ruzielde.