Para quem pretende participar do projeto e contribuir com os pacientes, basta ligar para (48) 3647-2499  - Foto:Bruno Matos/Decom/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul
Para quem pretende participar do projeto e contribuir com os pacientes, basta ligar para (48) 3647-2499 - Foto:Bruno Matos/Decom/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Laguna

Ler pode ser um importante aliado em tratamentos psiquiátricos. É o que apostam os envolvidos no Projeto Dose Única, realizado pela Biblioteca Pública Romeu Ulysséa, em parceria com a Udesc e escolas públicas de Laguna.

A partir do próximo mês, os pacientes da ala psiquiátrica do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, no Centro Histórico, terão atividades com muitos contos, poesias e jogos literários. “Pretendemos proporcionar momentos de descontração por meio da leitura, brincadeiras e outras ações. A expectativa é colaborar na recuperação e complementar os serviços já ofertados pelo hospital”, resume a bibliotecária Kátia Borges, idealizadora do Dose Única.

Os estudos recentes mostram que a imaginação das pessoas quando leem um livro é muito diferente daquela gerada por um filme ou outro método audiovisual. É que constrói as imagens livremente em sua imaginação de acordo com seu universo conceitual. Dessa forma, ela adapta o imaginário da leitura às suas vivências, e pode elaborá-las de forma mais eficiente, que nas experiências com recursos que possuem imagem, como o cinema.

O planejamento do Projeto Dose Única começou há cinco anos. “Possui várias etapas. Iremos começar pela ala psiquiátrica devido à necessidade de atenção e, futuramente, esperamos abranger todas as alas do hospital”, planeja Kátia. Ela ainda detalha que o projeto contribuirá com as atividades desenvolvidas pelos profissionais. “A leitura, agregada a intervenções, constitui como uma ferramenta de auxílio, melhora seu estado de ânimo, autoestima e proporciona uma nova via para a recuperação”, complementa. Atualmente, a ala psiquiátrica conta com 30 leitos. 

O uso da leitura ajuda a tratar depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia, dependência química, programas de bem-estar, prevenção de várias doenças e estresse pós-traumático.