Zahyra Mattar
Capivari de Baixo
 
Está ‘na praça’ o edital de licitação para a contratação da empresa que administrará os serviços de água e esgoto em Capivari de Baixo. A concorrência foi aberta nesta semana e a propostas serão abertas no dia 19 do próximo mês, às 9h30min, no setor de licitações da prefeitura. A empresa a ser contratada será responsável pelo sistema de captação, tratamento, distribuição e comercial.
 
Segue nos mesmos moldes do que já foi feito em Tubarão e do que é pretendido em Imbituba. O prazo da concessão não está definido, explica o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB). “Isto é um dos pontos referentes às propostas. As interessadas deverão apresentar valores de investimentos, tarifa de água e também o tempo pretendido para o cumprimento do contrato”, detalha o gestor.
 
Dentro das obras a serem desenvolvidas, está a construção de uma captação de água e de uma estação de tratamento, além da ampliação da rede de abastecimento, que hoje não abrange todo o município. “Temos regiões onde as pessoas não recebem água tratada, como as partes mais altas do bairro Alvorada. Com a concessão, isto será possível”, garante Brunel.
 
Em julho do ano passado, a prefeitura fez a primeira tentativa de romper com a Casan, até então concessionária dos sistemas de água e esgoto no município. A resposta só veio após ação judicial, interposta em dezembro de 2010. Nascia, no dia 13, o Águas de Capivari. Por ora, a cidade fechou acordo com o Águas de Tubarão para a continuidade do abastecimento, como já ocorria com a estatal.