Laranjas com mais de um quilo chamam atenção em Capivari de Baixo

Capivari de Baixo 
 
Um pé de laranjas da espécie Umbigo, no bairro Santa Lúcia, em tamanho desproporcional vem chamando a atenção. Isso porque, as laranjas cultivadas possuem mais de um quilo e 30 centímetros de diâmetro, cada. Somente oito frutos cresceram na laranjeira.
A aposentada Elisabeth Regina plantou uma muda há anos, mas somente agora, as frutas cresceram. “Elas possuem uma consistência mais firme e pouco suco”, disse a moradora de Capivari de Baixo. O tamanho da fruta chamou a atenção de Miguel Arcangelo, irmão de Elisabeth, que em visita à irmã, registrou o pé de laranjas e compartilhou nas redes sociais. “Fiquei impressionado com o tamanho, nunca tinha visto uma laranja tão grande, já levei uma muda para minha casa para ver se crescem assim também”, comentou Miguel.
Segundo o agrônomo Guilherme Nunes Bressan, o pé de laranjas com um quilo, pode ser o resultado de uma super polinização ( que é o transporte do pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra; deste modo, obtêm-se as sementes que produzirão uma nova planta), ou como são clones e enxertadas, podem ter mistura genética é assim sair laranjas maiores. “Acredito também na distribuição desuniforme de frutos, ou seja, quanto menos frutos, maiores as laranjas. Caso a laranjeira produzisse muitos, poderiam nascer pequenas e normais”, destacou o agrônomo.
Ainda segundo o especialista, no caso das espécies Umbigo, laranjas maiores são comuns, mas estas de Capivari de Baixo são diferenciadas por pesarem mais de um quilo.
18386568_1526944444028908_1193064191_n