Capivari de Baixo 
 
Um pé de laranjas da espécie Umbigo, no bairro Santa Lúcia, em tamanho desproporcional vem chamando a atenção. Isso porque, as laranjas cultivadas possuem mais de um quilo e 30 centímetros de diâmetro, cada. Somente oito frutos cresceram na laranjeira.
A aposentada Elisabeth Regina plantou uma muda há anos, mas somente agora, as frutas cresceram. “Elas possuem uma consistência mais firme e pouco suco”, disse a moradora de Capivari de Baixo. O tamanho da fruta chamou a atenção de Miguel Arcangelo, irmão de Elisabeth, que em visita à irmã, registrou o pé de laranjas e compartilhou nas redes sociais. “Fiquei impressionado com o tamanho, nunca tinha visto uma laranja tão grande, já levei uma muda para minha casa para ver se crescem assim também”, comentou Miguel.
Segundo o agrônomo Guilherme Nunes Bressan, o pé de laranjas com um quilo, pode ser o resultado de uma super polinização ( que é o transporte do pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra; deste modo, obtêm-se as sementes que produzirão uma nova planta), ou como são clones e enxertadas, podem ter mistura genética é assim sair laranjas maiores. “Acredito também na distribuição desuniforme de frutos, ou seja, quanto menos frutos, maiores as laranjas. Caso a laranjeira produzisse muitos, poderiam nascer pequenas e normais”, destacou o agrônomo.
Ainda segundo o especialista, no caso das espécies Umbigo, laranjas maiores são comuns, mas estas de Capivari de Baixo são diferenciadas por pesarem mais de um quilo.
18386568_1526944444028908_1193064191_n