Oficialmente, Laguna é uma cidade-irmã de Tordesilhas, que fica na Espanha. O município espanhol foi o local de assinatura, em 1494, do tratado que dividia entre o reino português e o castelhano as terras descobertas no período das Grandes Navegações, nos séculos 15 e 16. A assinatura do acordo entre as duas prefeituras aconteceu nesta semana, como parte da agenda oficial que o prefeito Samir Ahmad (Republicanos) cumpre até o dia 12 no continente europeu.

O entendimento comum das prefeituras é que os acordos contribuem para fomentar a troca de conhecimentos entre os povos e reforçar os laços entre ambos, com objetivo de desenvolverem programas e projetos em um intercâmbio sociocultural.

“É um gesto importante, num momento em que há tanta turbulência em todo o mundo: um símbolo e uma mensagem de esperança ao pensar que existe uma outra forma de convivência entre as nações, longe de conflitos ou confrontos”, declarou o ex-prefeito de Tordesilhas, Emilio Álvarez Villazán, à imprensa espanhola. Villazán estava na gestão quando, em 2004, foram iniciadas as conversas que geraram o convênio entre as duas administrações. “Isso trará uma série de benefícios e possibilitará um intercâmbio entre os dois municípios, que trará impactos principalmente nas questões relacionadas ao turismo”, calcula Ahmad.

Tordesilhas está situada na Província de Valladolid e tem pouco mais de 8 mil habitantes. Além disso, possui convênios semelhantes firmados com Setúbal (Portugal), Ouro Preto (MG) e Hagetmau (França).

Fonte: Agora Laguna