A academia será similar à instalada em Capivari de Baixo.
A academia será similar à instalada em Capivari de Baixo.

Karen Novochadlo
Tubarão

Praticar exercícios físicos é uma forma de prevenir várias doenças e problemas. E investir na prevenção reduz os custos com tratamentos caros. Tubarão e Laguna foram contempladas pelo Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, que estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha.

A medida contemplou outros 82 municípios catarinenses. Ao todo, serão 90 academias no estado. Deverão ser semelhantes à instalada na praça da Bandeira, em Capivari de Baixo. De acordo com o estudo Vigitel, realizado no ano passado, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos fazem exercícios. A pesquisa mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à televisão, durante cinco ou mais vezes por semana.

O secretário de cultura e esporte da prefeitura, Caio Torkaski, explica que Tubarão elaborou projetos para a construção de várias academias. E ainda não sabe qual deles foi aprovado. O provável é que seja instalado no bairro Oficinas.
“Precisamos deixar claro que estes exercícios devem ser realizados com a orientação de um profissional da área de educação física para evitar lesões”, explica Caio.