O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, passa a contar com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados à Covid-19. A inauguração do setor de complexidade ocorreu nesta quinta-feira (13), à noite, porém poderá receber pacientes somente a partir da próxima segunda-feira (17).

Com os novos leitos, é possível desafogar hospitais que hoje são referências no atendimento à covid-19, como o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. A direção da casa de saúde busca agora a habilitação no Ministério da Saúde. Em um primeiro momento, os custos devem ser bancados pelo governo do Estado para manter a UTI até o final deste ano.

Os recursos serão oriundos dos governos estadual e federal. A partir de janeiro, os custos com a unidade ficarão a cargo da casa de saúde. É possível que a Câmara Municipal possa contribuir com emendas, que cheguem ao montante de R$ 2 milhões.

“É uma conquista importante para a região Sul de Santa Catarina, fruto de diálogo mantido entre o Governo do Estado, a prefeitura de Laguna e a direção do hospital”, disse o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, quem ressalta a atuação do Estado tanto na oferta de equipamentos, quanto na busca da habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde.

O projeto para a implantação da UTI foi criado há mais de 10 anos, o local construído em 2014, no entanto, só agora o espaço será utilizado. As instalações foram concluídas há poucos dias. Para a finalização dos trabalhos, a instituição recebeu um convênio de R$ 476 mil da prefeitura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul