Dr. Vicente Corrêa Costa, que até esta terça-feira (6) também estava à frente da gestão da Secretaria de Saúde do município, deixa o cargo na pasta, após 28 dias. Agora, ele se dedicará exclusivamente à administração da cidade e colocará, nas próximas semanas, uma série de projetos em prática, como a criação da Central do Cidadão, que deve sair do papel ainda neste semestre.

A decisão de agregar o cargo de secretário de Saúde se deu após a saída do médico José Nixon Batista, principalmente por ter experiência no setor e pelo momento que a região vivia em relação à pandemia da Covid-19.

A partir desta quarta (7), o odontólogo e morador de Capivari de Baixo, Kauê Angeramis Luciano, de 33 anos, assume a Secretaria. Ele se formou na Unisul, em Tubarão, em 2016. É filho de José Zabot Luciano, aposentado da antiga Eletrosul e muito conhecido na Capital Termelétrica da América Latina. Apesar de jovem, o novo gestor revela vários projetos, entre eles investir ainda mais na modernização e no primeiro atendimento ao munícipe.

“Quero agradecer ao prefeito, Dr. Vicente, pela oportunidade e confiança em mim depositadas. Tenho plena consciência do quanto o cargo é importante. Sei dos desafios que tenho pela frente e digo: estou pronto para enfrentá-los. Farei de tudo que estiver ao meu alcance para que toda a população capivariense tenha uma qualidade de vida ainda melhor”, resume o novo gestor da pasta.

Em curto prazo, Kauê mira na transparência e celeridade na vacinação da população contra o coronavírus; no atendimento integral de pessoas com sintomas da Covid-19; e na continuidade e aprimoramento dos atendimentos na atenção primária.

“Para aceitar essa missão, não basta apenas querer ocupar o cargo, você precisa acreditar, trabalhar, dedicar-se e exercer com seriedade o que foi assumido. Minha expectativa frente a uma secretaria tão importante, ou até mesmo a mais relevante (neste momento epidêmico), é realizar o melhor trabalho possível para a população, principalmente em meio a esta nova doença que o mundo precisou lidar”, comenta.

Ele adianta que entre seus seus pré-projetos estão: O novo modelo de gestão de saques; Instalar um programa de planejamento familiar; e Criar um Plano Municipal de Combate ao Câncer. Luciano informa que há muitos outros, mas serão externados somente nos próximos dias.

 

Vicente comemora resultados nesses 28 dias

Além de ficar à frente da Secretaria de Saúde por quase um mês, o prefeito também atuou como médico no ESF Santa Lúcia por duas oportunidades, já que há uma carência na contratação de profissionais no mercado nesta época de pandemia, e que não é exclusividade de Capivari de Baixo. Ele pôde contribuir, por exemplo, no avanço da proteção vacinal contra a Covid, apoiou a equipe de regulação a praticamente zerar a fila de agendamento com especialistas (somente em março foram 396 consultas marcadas e mais 272 somente nesses seis dias de abril).

Também auxiliou a equipe de regulação na contratação dos serviços e/ou clínicas ou consultórios de novos especialistas, como ginecologista e ortopedista – com início para este mês) e a definição que, nas próximas semanas, o município também poderá dar encaminhamento de pacientes a pediatras, oftalmologistas, infectologista e otorrinolaringologista.

Outra proposta de incentivo durante seu período como secretário foi a informatização do sistema SisReg, implantado em fevereiro em Capivari e intensificado em março. Hoje conta com seis profissionais atuando, quatro de forma direta, coordenados pela médica reguladora Ana Paula Conceição.

O sistema Nacional de Regulação (SisReg) é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, por meio de módulo que permitem desde inserção de oferta até a solicitação, pela rede básica, de consultas, exames e procedimentos na média e alta complexidade, bem como a regulação de leitos hospitalares.

“Agradeço aos colegas da Secretaria e a todos os servidores que me receberam com carinho e respeito neste tempo que estive por lá. Continuarei minhas cobranças e projetos para o setor, mas agora somente como prefeito. Deposito toda minha confiança no secretário Kauê. É um excelente profissional e muito empenhado. Agora e juntos, vamos lutar por uma cidade ainda melhor e tenho certeza que ganharemos essa guerra contra a pandemia e nossa saúde será referência na região”, pretende Dr. Vicente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul