De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho será de poucas chuvas na parte central do país. Já na porção mais ao norte da Região Norte e leste da Região Nordeste, a tendência é de chuvas acima da média.

Os volumes pluviométricos devem ficar acima de 140 milímetros (mm). No Sul do país, por outro lado, a estimativa é que as precipitações vão ficar abaixo da média para o período, com cerca de 160 mm. Na parte norte do Paraná, os volumes de chuva devem ser ainda mais baixos, de 80 a 100 mm.

Para o restante do país, a previsão é de chuvas abaixo de 80 mm. Entre os destaques está a região do Matopiba, como é conhecida a área entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e a divisa de Minas Gerais e Goiás, onde os acumulados de chuva devem ser mais baixos, podendo, inclusive, não chover em determinadas áreas.

 

Temperaturas

Em relação às temperaturas, no Sudeste e na parte sul do Centro-Oeste, os termômetros devem variar entre 22º e 24ºC, podendo registrar períodos de maior frio. No Sul, a tendência é de temperaturas abaixo de 20°C. Nas áreas de serra, as temperaturas podem ficar abaixo de 10ºC. Além disso, a chegada de massas de ar frio podem baixar ainda mais as mínimas e favorecer a ocorrência de geadas.

Para o Norte, Nordeste e as porções mais ao norte do Centro-Oeste, a previsão é de temperatura acima de 24ºC. Apenas o sul da Bahia que deve registrar clima mais ameno, com termômetros entre 20º e 22ºC.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Agência Brasil