Amanda Menger
Tubarão

Uma vida dedicada ao próximo e a Deus. Assim podem ser resumidos os 77 anos do bispo emérito de Tubarão, Dom Hilário Moser, que completa hoje os 50 anos de consagração religiosa. E, para comemorar a data, a Diocese de Tubarão prepara uma grande festa. A iniciativa partiu do bispo Dom Jacinto Bergmann.

“Dom Jacinto perguntou a Dom Hilário se em São Paulo, onde ele mora agora, seria realizada alguma comemoração e ele disse que seria feito algo bem simples. Dom Jacinto o convidou para vir a Tubarão e comemorar aqui os 50 anos de vida religiosa, o que foi prontamente aceito”, conta o padre Elias Della Giustina, organizador da festa.

Dom Hilário chega esta manhã e ficará em Santa Catarina pelo menos até a próxima semana. Às 19h30min, ele celebra uma missa na Catedral e, em seguida, será realizado um jantar especial no salão paroquial. “Este jantar é por adesão e ainda há ingressos à venda aqui no centro de atividades da Catedral. Também foram convidados os padres que atuam na diocese”, afirma Elias.

No domingo, Dom Hilário irá celebrar uma missa às 10 horas em São Luiz, em Imaruí, junto ao túmulo da bem-aventurada Albertina Berckenbrock. Em seguida, será realizado um almoço. No próximo fim de semana, as comemorações prosseguem em Rio dos Cedros, cidade natal de Dom Hilário, próximo a Blumenau. “Essa é uma forma singela de homenagear o bispo emérito, uma pessoa da qual os tubaronenses têm uma afeição singular. Ele é sempre lembrado pelos fiéis”, revela o padre Elias.