Amanda Menger
Tubarão

Centenas de amigos e familiares despediram-se ontem do jovem Andre Felipe Vargas, 24 anos. Ele morreu em um acidente na SC-438, quarta-feira, em Travessão, próximo a Braço do Norte, quando se dirigia à casa da namorada. O velório e enterro de Andre repercutiram no meio político estadual, principalmente no PSDB, já que o jovem era integrante da Juventude do partido e uma liderança em ascensão.

“Não consigo acreditar no que ocorreu. É muito triste. Sonhava em vê-lo entrando nesta igreja (de Humaitá, onde foi realizada a missa de corpo presente) para casar, e não em um caixão. Deus sabe o que faz. É preciso ter força para continuar”, disse a mãe de Andre, Marta Vargas, a Marta Parteira. Ele era filho de Marta e Paulo, e pai de um menino de 2 anos.

Além de militante político, Andre tinha voltado a estudar. Era acadêmico de educação física na Unisul. “Andre era um jovem que nunca ficou parado. Estava sempre presente. Desde menino, gostava de política, acompanhava Marta nas campanhas. Nas últimas três eleições municipais, foi presença marcante entre os jovens. Ano passado, na vitória de Manoel Bertoncini (PSDB), ele era um dos organizadores dos eventos”, conta o amigo e radialista Enio Batista.

Andre foi presidente da JPSDB em Tubarão e integrante da JPSDB no estado. “Ele pensava em ser candidato a vereador. Tinha um futuro brilhante pela frente”, observa Enio.

Diversas lideranças políticas participaram das cerimônias de despedida, entre elas o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), o presidente de honra do PSDB no estado, Dalírio Beber, o ex-prefeito Carlos Stüpp, o secretário de segurança e trânsito da prefeitura, João Batista de Andrade, os vereadores Haroldo de Oliveira Silva, o Dura e Maurício da Silva (PMDB). Depois da missa, o corpo de Andre foi sepultado no cemitério do bairro São Martinho.

Homenagens
Diversas lideranças políticas participaram das cerimônias de despedida, entre elas o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) e o presidente de honra do PSDB no estado, Dalírio Beber. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) enviou um telegrama com condolências, assim como o vice-presidente da república, José Alencar (PRB). O jovem recebeu homenagens de quatro deputados estaduais e do deputado federal Edinho Bez (PMDB).
O prefeito de Imbituba e presidente da Amurel, José Roberto Martins, o Beto (PSDB), também participou da missa, assim como o ex-prefeito Carlos Stüpp, o secretário de segurança e trânsito da prefeitura João Batista de Andrade e o presidente do PSDB em Tubarão, Toni Bitencourt. O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) não pôde comparecer devido a outros compromissos pré-agendados, mas conversou por telefone com a mãe de Andre. Os vereadores Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, Maurício da Silva (PMDB) e Evandro Almeida (PMDB) também estiveram presentes.