Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal!

Os jovens empreendedores mexicanos Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram uma inovadora pele orgânica feita de cacto que pode revolucionar a indústria da moda. Em outras palavras: adeus ao couro animal!

Batizado de ‘Lineapelle’, o tecido é uma mistura de cacto e algodão, e pode ser manuseado em diferentes espessuras, sendo respirável e com validade de dez anos.

Versátil, o produto pode ser utilizado em segmentos da moda, móveis, indústria automotiva e artigos de couro.

Pele orgânica feita de cacto

Os jovens contam que a ideia surgiu enquanto procuravam uma maneira de fazer um tecido ecológico que não fosse extraído de seres vivos. “Levou dois anos para torná-lo realidade”, disseram ao El Heraldo de México.

“Uma verdadeira inovação mexicana. Eles acalentaram a ideia de criar uma pele amigável ao meio ambiente, que não fosse extraída dos animais, além de respirável e durável por pelo menos uma década”, comemora Marte Cázarez.

“O cacto possui muitas propriedades cosméticas: para shampoo, creme, entre outras. Então, dissemos: ‘Se é bom para a pele, por que não criar pele?’ E foi assim que a ideia nasceu no começo.”

Adrián complementa que o produto é característico do México. O cacto é abundante em solo mexicano e seu cultivo é muito econômico, não requerendo muitos cuidados.

De início taxados de loucos, os jovens não esmoreceram e tocaram o projeto até o fim. “O México tem potencial para inovar e inovar com o nopal, que é o símbolo do país. Muitas pessoas nos disseram que éramos loucos. Até nossos engenheiros disseram que isso não poderia ser feito. Dissemos: ‘Como não? Estamos no México, somos mexicanos. Que matéria-prima podemos aproveitar aqui?”.

Talvez a grande vantagem do cacto nopal é que ele cresce espontaneamente, não exige demasiada irrigação e gasta pouquíssima água. Além disso, é bastante resistente.

Adrián e Marte valorizam o caráter multifacetado do seu produto. “Um vestido, uma bolsa, uma fita, uma pulseira de relógio, carteira, uma poltrona. Qualquer pele pode ser substituída por pele orgânica. A pele animal ou sintética pode ser substituída por orgânica. Essa é a ideia: apoiar o ecossistema.”

A invenção também visa apoiar os agricultores que plantam pereiras espinhosas. Trata-se de uma fonte de renda adicional para eles. “Assim, dá mais significado ao que fazemos. Não é apenas para a moda e o meio ambiente. Fazemos isso para apoiar indiretamente o campo, também gerando trabalho“, conclui Adrián.