Foto: Reprodução Tik Tok

O gesto com as mãos, ensinado em uma campanha que viralizou no TikTok em 2020 foi o que salvou uma adolescente de sequestro na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, nesta semana. Ela foi encontrada pela polícia após conseguir reproduzir o gestual para o motorista de um carro que passava próximo ao veículo do sequestrador.

A campanha chamada “Sinal de Ajuda”, foi lançada para ajudar vítimas de violência doméstica no Reino Unido, e viralizou em todo o mundo. “Ele notou uma passageira no carro fazendo sinais com as mãos que são conhecidos na rede social TikTok como uma forma de pedir ajuda em caso de violência doméstica”, disse a polícia local, em nota.

Nem o motorista e nem a jovem tiveram os nomes revelados, mas a polícia informa que o homem entrou em contato com a delegacia local informando o ocorrido e passou a placa do veículo.

A polícia encontrou o carro em uma estrada interestadual e prendeu o motorista, James Herbert Brick, de 61 anos. A jovem contou para a polícia que tinha viajado por quatro estados diferentes desde que ele a levou de casa.

Campanha

O sinal consiste em mostrar a palma da mão, dobrar o dedão para dentro e depois fechar a mão, com os dedos cobrindo o dedão, explica a Canadian Women’s Foundation, entidade que ajuda mulheres em situação de violência doméstica.

Os vídeos ensinando a fazer o gesto foram muito compartilhados no país após o assassinato de Sarah Everard, que foi morta por um policial.

Com informações de Revista Monet via Só Notícia Boa