Crianças participam de atividades lúdicas e educacionais na unidade
Crianças participam de atividades lúdicas e educacionais na unidade

Tubarão

Para garantir a educação das 120 crianças entre 0 a 4 anos em vulnerabilidade social, a Fundação Educacional Joanna de Ângelis está há mais de 23 anos em funcionamento oferecendo educação e assistência social aos pequenos do bairro Passagem, em Tubarão, em período integral. Porém, a fundação enfrenta dificuldades para manter as portas abertas com o alto custo da folha de pagamento dos 32 colaboradores, encargos sociais e manutenção do espaço.

A diretora-presidente da entidade, Sandra Regina Medeiros Nazário, relata que a fundação é mantida por meio de convênio com o governo Federal com o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no entanto, os valores recebidos não suprem a demanda.

Para aumentar a receita da instituição e dar continuidade aos trabalhos, a instituição promove a ‘Campanha Padrinho Afetivo’. A ideia é incentivar a população a colaborar com recursos que podem ser descontados na fatura de energia ou débito em conta na Caixa Econômica Federal. “Com a crise financeira, perdemos muitos colaboradores. Fazemos um convite a todos que venham conhecer a fundação e o quanto é importante contribuir para manter as atividades. Muitos dos nossos alunos passam por dificuldades e só contam com as refeições que são feitas na entidade para passar o dia”, detalha a diretora, que é apaixonada pelo serviço. Sandra iniciou como voluntária em 2008 e desde então permaneceu no espaço com o foco em colaborar com o futuro das crianças. O local serve quatro refeições aos estudantes e conta com atendimento psicológico, estendido a outras seis instituições de ensino.

Os interessados em colaborar com a Joanna de Ângelis podem entrar em contato pelo telefone (48) 3626-1416, pelo e-mail feja@brturbo.com.br ou ainda pelo site feja.com.br e acompanhar os trabalhos nas redes sociais no Facebook: Fundação Educacional Joana de Ângelis.