#Pracegover Foto: na imagem há um jovem em uma cama de hospital
#Pracegover Foto: na imagem há um jovem em uma cama de hospital

A família e amigos do jovem Eduardo Goulart Pessoa, de 17 anos, busca apoio para levantar uma certa quantia para dar continuidade no tratamento do adolescente, que sofre com leucemia linfoide aguda das células B. Na última quinta-feira (15), o morador de Jaguaruna passou por um transplante no Hospital Erasto Gaertner, o Erastinho, em Curitiba, no Paraná.

Eduardo está fora de casa para o tratamento desde o último dia 29. Além dele, o pai Sebastião Donizete Bueno Pessoa, de 50 anos, e o irmão do adolescente Patrick Donizete Goulart Pessoa, 25, também estão no Estado vizinho. Patrick está em Curitiba porque a sua medula era compatível com a do irmão. O adolescente foi diagnosticado com a doença aos 13 anos. Neste período, ele passou por diversos tratamentos e internações no Hospital São José, em Criciúma.

Em Curitiba, a família do adolescente precisou alugar um apartamento, já que é necessária a permanência do adolescente na casa de saúde por mais alguns meses. O pai do garoto ficará na cidade até o dia 20 de agosto, quando a mãe do jovem viajará para o Estado vizinho e dará continuidade aos cuidados com o filho.

O irmão de Eduardo, Patrick, após a doação da medula recebeu alta e foi para o apartamento. Ele deverá ficar em Curitiba por cerca de 20 dias. Já o pai e a mãe do adolescente de 17 anos, deverão se revezar nos cuidados do jovem no Paraná por aproximadamente 6 meses e desta forma, não há como ter algum trabalho ou atividade remunerada.

Para obter o dinheiro do aluguel do apartamento a assistente social de Jaguaruna Andréa Cruz Schmitz e o farmacêutico Sandro Ávila, começaram a fazer uma campanha para alcançar o montante do aluguel. Diversas entidades e famílias colaboraram com os moradores da Cidade das Praias. Os familiares de Eduardo vieram para a Cidade das Praias há alguns anos. Eles são de Otacílio Costa.

Além do montante para a manutenção do pai e da mãe do garoto, que se revezam nos cuidados do filho no Paraná, será necessário realizar melhorias no quarto do garoto, em Jaguaruna. As doações poderão ser realizadas pelo Pix 49 991327955 em nome de Fabiana Soares Goulart Pessoa. Todo valor arrecadado será para os aluguéis, exames, alimentação e posteriormente melhorias no quarto do jovem.

A mãe conta que o filho passou por tratamento até novembro do ano passado, porém em fevereiro a doença se agravou e ele passou por quase 4 meses internado. Ela pontua que a equipe médica indicou o filho para o transplante de medula óssea. “Foram dias difíceis. Pensávamos que iriamos perder o nosso filho por causa de várias complicações de saúde, mas graças a Deus, aos amigos e conhecidos que colaboraram e oraram que o Eduardo venceu mais essa batalha. Agora, esperamos que o transplante dê certo”, expõe a mãe.

O pai do adolescente é autônomo, ele trabalha como pedreiro e a mãe é do lar. O filho mais velho do casal, Douglas Goulart Pessoa, de 29 anos, também é autônomo, casado e tem dois filhos. Já o filho do meio, o doador da medula, Patrick é casado, tem um filho, está desempregado e mora na residência dos pais. Segundo Fabiana, as dificuldades financeiras são grandes. “Sempre tivemos anjos que nos ajudaram e continuam colaborando. Cada um doa o que pode. Meu marido trabalhava como pedreiro autônomo, mas depois que o Dudu ficou doente a vida parou. Nos dividimos no hospital para cuidar do nosso filho. Não passamos por dificuldades porque sempre há alguém que colabora conosco”, conta.

No dia em que foi realizado o transplante, a mãe conversou com os filhos por vídeo chamada e afirmou que sentiu grande emoção. “Meus filhos sempre tiveram um carinho muito significativo um pelo outro. Nunca imaginei que um deles pudesse passar por isso e também que um deles, o Patrick salvaria o Dudu”, relata Fabiana que há 18 anos faz tratamento contra a depressão e é diagnosticada com transtorno bipolar.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul