A segunda etapa regional do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado será realizada hoje, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O evento ocorre, no auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 8h30, e será aberto a profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e também aos envolvidos na humanização do parto e do nascimento.

A quarta edição do Congresso Nacional do Parto Humanizado terá seis etapas regionais, a primeira ocorreu na quinta-feira passada em Blumenau de junho a última será realizada em Lages, no próximo dia 3.As edições anteriores (2015, 2016 e 2017) foram todas realizadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Em paralelo as seis etapas regionais, será realizado o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições de fotógrafos da humanização do parto e do nascimento. Além disso ocorrerá o encontro de Doulas, que tem como objetivo discutir ações conjuntas para a formação da profissional, a Conadoulas e também as demandas regionais.

De acordo com a doula Michele Wanderlind, o encontro será bom porque ajudará a discutir as situações que precisam ser melhoradas. “É necessário que esse encontro possa ocorrer e com isso, trocamos experiências, informações e podemos ajudar no trabalho de outra profissional. É um trabalho que me engrandece, edifica”, conta Michele que é mãe de três crianças.