Pela primeira vez na história da Oktoberfest, a festa terá um plano de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental e da pegada de carbono. As ações de sustentabilidade foram apresentadas para a imprensa e comunidade, na última semana, em Blumenau.

O plano inovador foi idealizado por uma empresa de Itajaí e visa resultar na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos no estado de Santa Catarina. “Nós, da Clarear Projetos, estamos contentes por esse projeto multidisciplinar com olhar para todas as áreas do evento, desde como vai comunicar o plano, gerenciamento de resíduos até o diagnóstico do impacto de carbono do evento. É uma ação de alta complexidade para deixar legado para as pessoas de Blumenau e turistas que visitam a festa. Estamos apaixonadíssimos pelo projeto da Oktober que sempre foi referência e é extremamente tradicional.”, explica a Diretora da Empresa Clarear, Adriene Carlotto.

Com escritório em Itajaí, desde janeiro, os profissionais da Clarear trabalham no desenvolvimento e execução do plano de sustentabilidade da maior festa de outubro do Brasil. Ao todo, estão envolvidos cinco engenheiros ambientais e florestais, além de profissionais responsáveis por gerenciamento de resíduos, publicidade, estratégicas comerciais e posicionamento do evento.

Antes da festa começar, algumas ações já serão colocadas em prática. Mais de 4 mil mudas de árvores nativas serão plantadas em vias públicas de Blumenau e em áreas de recuperação ambiental. Já durante a festa, quem passar pela área gastronômica vai receber copos plásticos 100% recicláveis e estima-se que mais de 2 milhões sejam usados. No interior das cozinhas todo o óleo será recolhido para descarte correto, bem como resíduos hospitalares e de cenografia.

Com as ações de sustentabilidade, a Oktoberfest irá agir na redução dos impactos dos gases de efeito estufa até 2026, em um ciclo de cinco anos, até que a festa se torne um evento Carbono Zero.

Para desenvolver todo o projeto, profissionais da Clarear trazem na bagagem a experiência de eventos de grande porte como a Volvo Ocean Race, que em 18 dias recebeu mais de 400 mil pessoas, a Marejada e outras atividades na área de turismo realizados desde 2006. O objetivo é implementar a sustentabilidade em eventos, empresas e organizações com o propósito sócio ambiental. A 37ª edição da Oktoberfest será realizada de 5 a 13 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotis