Isamara perdeu as pernas após um acidente. Ela está em período de reabilitação para uso das próteses. Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação/Notisul.
Isamara perdeu as pernas após um acidente. Ela está em período de reabilitação para uso das próteses. Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação/Notisul.

Jailson Vieira
Tubarão

Espirituosa, simpática, bonita e sempre disposta… Adjetivos não faltam para qualificar a jovem de Tubarão Isamara Jaques Mendes, de 22 anos, que em outubro de 2014 sofreu um acidente e teve as pernas amputadas em decorrência. Ela caiu de sua motocicleta e um caminhão-caçamba passou por cima de suas pernas. No ano passado, diversas campanhas foram feitas para arrecadar R$ 41 mil para adquirir duas próteses para a sua locomoção e, com muito trabalho, o montante foi alcançado.

Atualmente, Isamara vai a Florianópolis duas vezes por semana para realizar o tratamento de reabilitação. “Estou me sentindo bem apesar dos obstáculos que passo diariamente é muito bom chegar lá na clínica colocar as próteses e sair andando por mais que seja pouco tempo, a sensação de liberdade toma conta de mim. Este processo mudou a minha rotina, pois  tinha que ir à capital todos os dias, agora as viagens ocorrem às terças e quintas-feiras. Sei que vale muito a pena”, assegura.

Antes do processo de reabilitação encerrar, a tubaronense precisará fazer a redução de estômago, o procedimento servirá para a jovem ter um conforto maior, que a ajudará a ter um equilíbrio para andar sem se cansar com facilidade. “Estou tranquila, acordo e durmo com um sorriso todos os dias, e luto para ter um futuro melhor. Estou e sou sempre apaixonada pela vida, tenho muita vontade de viver e aproveitar cada dia como se fosse o último. Tristeza é uma palavra que não faz parte do meu vocabulário”, destaca Isamara.

Em outubro do ano passado, após ter alcançado o dinheiro para iniciar o tratamento, a jovem conseguiu realizar outro sonho: ir ao show do cantor sertanejo universitário Lucas Lucco, em Tubarão. No camarim, teve a oportunidade de presenteá-lo com a camiseta da campanha. Na música ‘Quando Deus quer’, o sertanejo pediu aos seguranças para colocarem a tubaronense no palco, cantou a canção e seguiu com o hit ‘Mozão’. “Foi uma noite emocionante, ele cantou duas canções e me entregou um buquê de flores e a palheta de seu violão”, lembra.

De lá para cá, ela foi a mais três espetáculos em que o cantor se apresentou, e se engana quem pensa que Lucas se esqueceu de uma das suas mais apaixonadas e divertidas fã. Em abril, na Fisiologia Fisiotronic, também na Cidade Azul, Isamara foi ao camarim. No dia 28 de maio, véspera do aniversário da tubaronense, o espetáculo foi em Balneário Gaivota, e mais uma vez ela foi convidada a participar do show no palco. Em agosto, na Festa do Vinho, em Urussanga, Lucco sentou na frente da garota e cantou para ela.