#Pracegover Na foto, mulher em frente a um computador
Foto: Prefeitura de Tubarão

Neste sábado (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Tubarão várias são as medidas de incentivo a preservação do meio ambiente, como plantação de mudas de árvores, mutirões de limpeza das margens do rio e, desde 2019, o IPTU Verde – que concede benefícios para contribuintes que adotam práticas ambientais nos imóveis.

Neste ano 71 imóveis receberam descontos com o IPTU Verde. Os proprietários utilizam de mecanismos estabelecidos que fomentam e incentivam a adoção de medidas sustentáveis que possam atenuar os impactos ambientais, na construção civil. Sistemas de captação da água da chuva, de reaproveitamento de água, de aquecimento hidráulico solar, de geração de energia fotovoltaica e construção com materiais sustentáveis, são alguns exemplos.

Os descontos variam de 2% a 6% e podem ser cumulativos. É necessário que proprietários dos imóveis solicite os descontos por meio de um processo administrativo, presencialmente, no Facilita Tubarão ou através do site da prefeitura, pelo protocolo web.

“As práticas ambientais informadas pelos contribuintes são confirmadas através de laudo técnico avalizado por profissional habilitado ou selo de certificação ou laudo técnico do fabricante ou do construtor, e em seguida, os imóveis são vistoriadas pelo departamento de cadastro da secretaria de Fazenda a fim de verificar se os sistemas previstos foram devidamente instalados e estão em perfeito estado de funcionamento”, explica o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.

O Facilita Tubarão fica localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, 631, em Oficinas. Mais informações pelo telefone 3621-9800 ou ainda pelo e-mail: facilitatramite@tubarao.sc.gov.br.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul