Imbituba

Uma boa notícia para Imbituba e região. Um protocolo de intenções entre o governo do estado e a empresa Votorantim Cimentos Brasil S.A foi assinado esta semana. Com isso, a Votorantim tem carta branca para construir uma moagem em Imbituba. O encontro contou com a presença do prefeito Beto Martins (PSDB), do administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, do governador Leonel Pavan (PSDB), além de representantes da empresa de cimento.

É o quarto projeto da empresa em Santa Catarina e o investimento previsto na cidade é de R$ 90 milhões. A produção de 1,2 milhão de toneladas/ano será vendida no mercado catarinense. A previsão é que em maio do próximo ano a empresa esteja em funcionamento. A fase de construção do empreendimento deve gerar 300 empregos. Segundo o prefeito Beto Martins, após a conclusão da obra, serão abertas 100 vagas de empregos diretos na empresa e 220 indiretos.

Segundo o diretor de estratégia da Votorantim, Luiz Alberto Santos, o mercado de cimento no Brasil este ano deverá crescer cerca de 18% em relação ao ano passado. Dados da Cimento.Org apontam 47,1 milhões de toneladas comercializadas no país entre janeiro e novembro do ano passado.

“A instalação da Votorantim, somados os investimentos pesados que o Porto de Imbituba faz, chegarão a quase R$ 500 milhões aplicados em obras no município”, comemora o prefeito.

9,5 milhões de toneladas de cimento da empresa é a meta de produção extra da Vorantim até 2013.