Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação
Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação

Nesta quinta-feira (21) às 7h07, começa oficialmente o inverno, – a estação mais amada por quem gosta de frio e odiada por quem prefere calor. Contudo, outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e começa a mudar o tempo na Região Sul.

A nova estação inicia com temperatura em elevação, alta de tarde, e ainda baixa na madrugada e noite. As máximas variam de 28°C a 30°C, e as mínimas entre -2 °C e 1°C ao amanhecer com ocorrência de geada.

A nebulosidade aumenta e traz a condição de pancadas de chuva para quase todas as regiões catarinense devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral de Santa Catarina.

Na sexta-feira (22), esta frente fria se afasta no mar, mas suas áreas de instabilidade ainda provocam chuva em Santa Catarina. A temperatura cai no estado, mas o frio não é intenso. Durante o sábado (23), outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul trazendo mais pancadas de chuva.

No domingo, a chuva desta frente fria se espalha também sobre Santa Catarina provocando chuva e temporais isolados no Estado, e na sequência declínio acentuado de temperatura. Não há indicativo de volumes elevados de chuva. Para o fim deste mês e início de julho, indicativo de tempo mais seco e temperatura em elevação, informa a Epagri/Ciram.

Para o mês de agosto, as condições começam a mudar. As manhãs devem ser mais frias com temperaturas elevadas à tarde, e frio à noite. No final do inverno, em setembro, mesmo antes de a primavera começar, as temperaturas deverão voltar a subir.