Amanda Menger
Tubarão

Aprender um novo idioma, conhecer um outro país, conviver com uma cultura diferente e fazer amigos. Estas são algumas possibilidades que surgem com o intercâmbio. Além de ir para o exterior, você já pensou em receber um estrangeiro? Esta experiência é vivida hoje por três famílias da região. Elas receberam em julho três alemãs. Duas estão em Tubarão e uma em Gravatal. E há vários estudantes daqui em outros países.

“É uma vivência muito rica. Quem vai aprende muito e quem recebe os estudantes também, porque lida com o diferente”, afirma Cristiane Maciel, professora de inglês e representante da Youth for Understandig (YFU) para o sul do estado.

A YFU existe desde 1951 e atua no Brasil desde 1963. A organização trabalha com três programas. Um deles é o Host Family, pelo qual a família brasileira recebe um aluno estrangeiro. Já no Highschool, os brasileiros estudam o ensino médio em uma escola no exterior. O terceiro é o Universitário, pelo qual o intercambista pode estudar em uma universidade no país escolhido ou então fazer aulas em um curso de sua área profissional.

“São duas turmas por ano: janeiro e julho. As inscrições de janeiro de 2010 estão no fim e quem quiser participar deve agilizar-se, porque a parte documental, de visto, passaporte, é com o aluno. O intercâmbio pode durar de seis a 11 meses, depende do curso e do valor que se quer pode investir”, explica Cristiane.

As famílias que recebem os estrangeiros comprometem-se em oferecer dormitório e três refeições, além de atenção e orientações. “Os demais custos, como cursos, roupas, lanches e diversão ficam por conta do estudante. O mesmo vale para quem vai para o exterior. Quando fazemos o cadastro da família, vários itens são observados, para que seja uma estada tranquila. E se houver algum problema, os coordenadores procuram outra família”, esclarece Cristiane.

| Serviço
Quem quiser mais informações pode acessar o site www.yfu.org.br.

A experiência de quem está lá
Na turma que viajou no meio do ano para intercâmbio, está o estudante Junior Niehues, 16 anos. Natural de São Ludgero, ele está em Michigan, nos Estados Unidos, desde o início de agosto. A família americana de Junior é formada por pai, mãe, cinco filhos (dois meninos de 14 e 13 anos e três meninas de 18, 16 e 2 anos), além de um “irmão” alemão.

O jovem criou um blog para compartilhar as experiências. Entre os post, um que resume o que ele está vivendo por lá: “Estou há quase três meses nos Estados Unidos e simplesmente estou amando todas essas coisas que vêm acontecendo. Cada dia ou me aparece uma noticia ótima, ou então vamos para algum lugar ótimo, ou conheço alguém especial… Preciso de mais o que além disso? Já, já chega o fim para mim, e começa tudo de novo pra outros”, avalia Junior.