Promover o encontro de uma baleia-franca e uma semente de pinhão para que se conheçam melhor é tarefa para o escritor  Frederico Manica que, por meio de sua literatura infantojuvenil e de seus personagens símbolos da serra e do mar,  apresenta este movimento de aproximação, de troca e de destinos que se cruzam e compartilham experiências gerando  integração, prosperidade e desenvolvimento das duas regiões. 

 

O evento está na programação da 2ª Feira do Livro de Imbituba, no próximo dia 4, às 15 horas. É aberto ao público e voltado para as turmas de alunos do 3º, 4º e 5° ano do Ensino Fundamental do município.

No encontro com o autor Frederico Manica, os estudantes vão rever a personagem “Amigante, a amiga gigante” e conhecer seu novo amigo “Pinhão, o soldadinho topetudo”. Duas obras, exposição e muito bate-papo. 

“Santa Catarina. Ilha. Mar. Montanha. Fragmentamos nossa pujante natureza em recantos ou integramos belezas?”, reflete o autor  Frederico Manica enquanto reverencia os tesouros, encantos e essa natureza paradisíaca que emana de tantas vertentes, a serra e o mar.  

O escritor, que há cinco anos lançou “Amigante, a amiga gigante”, retratando sua admiração pela orla e o berçário da baleia-franca em Imbituba, acaba de lançar na serra catarinense seu novo livro que complementa sua visão de integração cultural através da contemplação da natureza e da literatura, “Pinhão, o soldadinho topetudo”,  que nasceu em Urubici e vai ao encontro da Amigante, baleia-franca, que nasceu na belíssima praia de Ibiraquera, em Imbituba. 

Entre tantas atrações de lançamentos, histórias contadas, rodas de conversas, palestras, oficinas, exposições, escritores, livros, estarão “Pinhão” e a baleia “Amigante”, personagens litorâneos e serranos. Um grande encontro para reverenciar as duas regiões e contar um ao outro os melhores motivos para se aproximarem e seguirem juntos. 

 

Serviço

2º Feira do Livro de Imbituba

Entrada Franca. 

Horário: 9h às 21h 

Data: 4/11/2019 

Às 15 horas – Bate-Papo Serra-Mar, com o escritor Frederico Manica 

Público ideal: 3º, 4º ou 5° ano do Ensino Fundamental

Local: em frente à Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa

Informações: https://www.facebook.com/events/2342579829198231/

 

Contatos com o Escritor:

Frederico Manica (Escritor)  @fredimanica  – 51 82021992 (WhatsApp) 

Sobre a Feira:

O evento este ano é organizado pela prefeitura de Imbituba através do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, ligado à Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Conta com a parceria do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem e o apoio de PVE – Parceria pela Valorização da Educação e da Votorantim Cimentos. 

À frente do evento está a bibliotecária Gláucia Maindra. Toda a comunidade é convidada para conferir a programação completa e participar dos eventos que estarão ocorrendo simultaneamente à venda de livros durante todo o dia. 

Acompanhe

@feiradolivrodeimbituba #feiradolivrodeimbituba

https://www.instagram.com/feiradolivrodeimbituba/

https://www.facebook.com/feiradolivrodeimbituba/

Organização Feira do Livro de Imbituba, (48) 99926-2111

Sobre o autor e suas obras:

Frederico Manica, 45 anos, reside em Florianópolis, é escritor e também instrutor de skate. Além da mais recente obra, “Pinhão, o soldadinho topetudo”, é autor também de “Amigante, a amiga gigante” e da coleção de histórias infantojuvenis “As aventuras radicais da turma da Florinda e da Florisbela” (www.florindaeflorisbela.com.br), pela Cinco Continentes Editora. 

Temas e inquietações que permeiam o cotidiano da infância e da juventude, o incentivo à prática de atividades esportivas e a preservação da natureza estão na essência de suas narrativas. 

“Amigante, a amiga gigante” (2015) – Este livro ilustra a estória da Amigante, um filhotinho de baleia-franca que nasceu em Santa Catarina depois que sua mamãe viajou milhares de quilômetros pelas águas geladas do Oceano Atlântico Sul em busca das águas quentinhas do litoral sul do Brasil para ganhá-la no berçário das baleias, na Praia da Ribanceira, em Imbituba. A publicação idealiza contribuir com a preservação da vida marinha que depende da atenção e proteção humana. Sua leitura é um estímulo para o conhecimento desta espécie e para as novas gerações crescerem com mais consciência e responsabilidade ambiental. 

 

“Pinhão, o soldadinho topetudo” (2019) – Inspirado no cenário da serra Catarinense, floresta de Araucárias e na valentia da Mama-Bugra, descendente dos primeiros habitantes, os Xoklengs. O livro reverencia  um dos mais lindos cartões postais do Brasil e narra a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza depois de uma trajetória de superação e incentiva a  não desistir jamais, dos sonhos e ideais.  Pais e educadores encontram nestas obras  uma literatura divertida, que estimula a busca de mais conhecimento e formação de leitores comprometidos em respeitar as diferenças, proteger a natureza e a ter responsabilidade social.

@fredimanica  – wikipédia: Frederico Manica