terça-feira, 1 julho , 2025

Instituto Pasteur consegue eliminar HIV de células infectadas

Cientistas do Instituto Pasteur, de Paris, conseguiram destruir com sucesso todas células infectadas pelo vírus HIV usando inibidores da atividade metabólica para eliminar as células.

O estudo, publicado na revista científica Cell Metabolism, ainda não apresenta um tratamento, mas abre o caminho para a cura da doença. O anúncio foi publicado esta semana pelo jornal britânico Daily Mail e pela RFI.

Em vez de medicamentos anti-retrovirais – capazes de inibir o vírus ao nível indetectável nos exames – os franceses conseguiram agora remover completamente o vírus de todas as células.

Um porta-voz do Institut Pasteur disse: “O tratamento anti-retroviral usado hoje é projetado para bloquear a infecção pelo HIV, mas não é capaz de eliminar o vírus totalmente do corpo”.

“Graças aos inibidores da atividade metabólica, os pesquisadores conseguiram destruir essas células infectadas onde não se chegava, ou “reservatórios”.

O próximo passo na pesquisa será avaliar o potencial de usar essa técnica em organismos vivos após a experiência bem sucedida em laboratório.

O estudo foi financiado pelo Institut Pasteur, AmfAR (Fundação Americana para pesquisa de AIDS) e Sidaction.

Como

Os pesquisadores perceberam que alguns linfócitos não eram infectados pelo vírus e, até hoje, não entendiam o porquê.

Nesse estudo, eles conseguiram identificar as características das células que eram infectadas com mais facilidade, e que apresentavam uma atividade metabólica mais propícia à propagação do vírus. Estas células têm a particularidade de consumir mais glucose para produzir energia.

As experiências mostraram que, quanto mais forte era a atividade metabólica, maior era o consumo de glucose e, consequentemente, a possibilidade da célula estar infectada pelo HIV.

Os pesquisadores tiveram então a ideia de bloquear a atividade desses linfócitos. Quando isso acontece, eles conseguem resistir à infecção e, após um tempo, o HIV é eliminado. Em laboratório, foram usados inibidores de atividade metabólica, já utilizados em pesquisas oncológicas.

Motivo

A publicação diz que o HIV atinge as células com alta atividade metabólica e “sequestra” sua energia para se multiplicar. “O vírus permanece em reservatórios – as células do sistema imunológico dos linfócitos T CD4, os principais alvos do HIV.”

A reportagem conclui afirmando que a pesquisa abre a possibilidade de novos caminhos para a remissão, eliminando as células do “reservatório”.

Em teoria, se a carga viral for baixa o suficiente, destruir a célula na qual o HIV se esconde e extrair sua energia pode impedi-la de se espalhar pelo corpo e, talvez, erradicá-la completamente, espera-se.

Continue lendo

Projeto “Experiência Franca” oferece jornada criativa gratuita em Imbituba

O município de Imbituba, no litoral sul catarinense, recebe no dia 3 de julho (quinta-feira) a primeira fase do projeto “Experiência Franca”, uma jornada...

Pelo Estado – Fim da obrigatoriedade da vacinação contra Covid. Doença foi erradicada?

A solicitação do fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças foi uma das principais conclusões da audiência pública realizada na noite...

Polícia Civil deflagra nova fase da operação “Bad Vibes” contra pornografia infantil em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da DEIC, deflagrou nesta segunda-feira (1º/07) a 3ª...

Polícia Civil prende homem investigado por cárcere privado e lesão corporal contra a namorada

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta terça-feira (1º), em Guaíba (RS), um homem investigado por manter a própria namorada em cárcere privado...

Como usar CRM para transformar leads em clientes e promotores da marca

Toda empresa deseja aumentar suas vendas, fidelizar seus clientes e criar uma base de consumidores que não apenas compre, mas também promova sua marca...

Empréstimo online para negativado: é possível conseguir crédito com o nome sujo?

Você está com o nome sujo e precisa de um empréstimo? Não se preocupe, encontrar um empréstimo pessoal para negativado é uma realidade cada...

Suspeito de matar ex-marido da companheira é preso nesta terça (01)

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu preventivamente, nesta terça-feira (1º), um homem suspeito de ter matado Sandro Botelho no bairro Santo Antônio de...

Palmeiras e Fluminense já garantiram os maiores prêmios financeiros para times brasileiros na temporada

Com campanhas consistentes no Mundial de Clubes da Fifa 2025, Fluminense e Palmeiras garantiram vaga nas quartas de final da competição e, junto com...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp