Tubarão

O Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) está com inscrições abertas, até hoje, para os processos seletivos de cursos técnicos em 19 campi. O Notisul já havia divulgado o início do processo seletivo. São mais de 1.937 vagas em 49 cursos técnicos simultâneo, consecutivo, integrados e na modalidade Proeja. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet.
Os cursos técnicos integrados são os que o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante, juntos. Por outro lado, os técnicos subsequentes são destinados aos que já concluíram o ensino médio.

O processo seletivo será feito por meio de sorteio público, nesta quinta-feira. Será considerada a reserva de 50% das vagas para candidatos vindos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD).

No campus Tubarão, o Ifsc oferece dois cursos: técnico em Desenvolvimento de Sistemas e técnico em Administração, este pela primeira vez. Em Criciúma, a novidade deste ano é o curso técnico em Meio Ambiente, além dos de Edificações e Eletrotécnica. Já em Araranguá serão ofertados o técnico em Produção de Moda e o de Eletromecânica.

Os pré-requisitos variam de acordo com a área. Para ingressar, o aluno deverá ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio até a data da matrícula. Para o técnico subsequente, o estudante deve possuir o Ensino Médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula