Reunião debateu a realização de um pré-projeto
Reunião debateu a realização de um pré-projeto

Tubarão

 

Uma antiga reivindicação dos comerciantes de Tubarão poderá ser atendida em breve. O município estuda a adoção de uma rede subterrânea de distribuição de energia. A ideia é realizar um projeto piloto na rua São Manoel, na parte do Calçadão, e na rua Lauro Müller, entre as praças Centenário (Chafariz) e a Orlando Francalacci. 
 
Ontem, foi realizada uma reunião na prefeitura sobre o tema, com a consultora Maria do Amparo Pessoa Ferraz. Ela participou do processo de instalação de redes subterrâneas em Olinda (PE), Recife (PE) e João Pessoa (PB). E criará um pré-projeto. 
 
“Este projeto piloto servirá para fazermos um levantamento do custo, que tem uma estimativa inicial em torno de R$ 2 milhões. A intenção é buscar parcerias com as esferas estadual e federal e até com a iniciativa privada”, explica o vice-prefeito Pepê Collaço (PSD).
 
O secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura, Celso Meneghel, revela que no trecho escolhido será possível testar a eficiência do sistema. “Temos certeza de que os resultados serão satisfatórios, pois, além da preservação do meio ambiente, já que não gera conflito com a arborização e o urbanismo, a fiação subterrânea também reduz a poluição visual, ajudando a incrementar a economia”, analisa o secretário. 
O secretário de gestão, Estêner Soratto da Silva Júnior, lembra ainda que esta é uma reivindicação bastante antiga da CDL.